© 2018 Mulheres Cannabicas

REDUÇÃO DE DANOS

A redução de danos caracteriza-se como uma abordagem ao fenômeno das drogas que visa minimizar possíveis danos sociais e à saúde associados ao uso de substâncias. Nesse âmbito trabalhamos com duas vertentes: elaboração e distribuição de materiais informativos e a conscientização por meio de oficinas, cursos e rodas de conversa. 

. Cartilha de Redução de Danos Cannabicos

 

Achamos que, ao elaborar uma cartilha sobre Cannabis com essas perguntas: “o quê? como? quando? onde? por que?, conseguiríamos trazer quaisquer reflexões sobre a relação com o uso de substâncias. Assim, elaboramos esse material para quem optou por usar maconha, auxiliando em tais reflexões. Além disso, destacamos algumas importantes atenções outras que podem ser relevantes na hora de decidir como usar a cannabis. Esses cuidados impactam de maneira significativa nossa experiência com a planta.


Percebemos, muitas vezes, a reprodução de aspectos do patriarcado no consumo e no mercado de substâncias e como, tal postura, muitas vezes, resulta em experiências negativas para o usuário. Como mulheres cannábicas achamos importante trazer de volta outros aspectos do consumo da ganja, social e culturalmente. Sob a perspectiva do feminino, buscamos ampliar a consciência e harmonia na relação com o uso de substâncias. Ao mesmo tempo que também refletimos sobre nosso papel como espaço feminino em tal contexto, refletindo sobre nossos direitos, sobre as especificidades de ser mulher nesse meio e como, junto ao movimento, resgatar sabedorias.

1/8