• Instagram
  • YouTube - Black Circle
  • Twitter
  • Facebook

Redução de Danos

Cartilha

A Redução de Danos (RD) tem sua origem em um conjunto de políticas e práticas com o objetivo de reduzir os danos associados ao uso de drogas em pessoas que não podem ou não querem parar de usá-las. Começou como uma prática entre os próprias(os) usuárias(os) e hoje em dia é reconhecida como política pública pelo Ministério da Saúde.

 

Com sua ampliação, entendemos RD como uma ética de cuidado. Promovendo autocuidado e busca por direitos, numa perspectiva que passa tanto pelo individual quanto pelo coletivo. 

As intervenções em RD são baseadas em forte compromisso com a saúde pública e os direitos humanos. A RD contribui para gerar informações adequadas sobre riscos, danos, práticas seguras, saúde, cidadania e direitos, para que as pessoas tenham acesso à saúde com o respeito a sua autonomia

Fazer Redução de Danos é valorizar a história de vida e a singularidade de cada pessoa, buscando entender os diversos aspectos de sua vida e/ou sofrimento, compreendendo que ela está inserida em um contexto político, cultural e social. 

 

(fonte: cartilha "elas na redução de danos", Amanda Araujo Mendes)

Cartilha ilustrada por @taiskoshino

A arte da Redução de Danos I e II

 

O curso de extensão da Universidade de Brasília (UnB)  Arte da Redução de Danos foi pensado pela Juma Santos, do Tulipas do Cerrado, em parceria com Mulheres Cannabicas.

Em duas edições diferentes, reunimos usuários de drogas, moradores de rua, redutores de danos, psicólogos e outros profissionais da saúde, estudantes para capacitação em Redução de Danos, com uma parte teórica com diferentes facilitadores e uma parte prática, de saídas de campo. 

A arte da RD 2
Lave o prensadin

A Florzine é personagem queride no nosso coração de mulheres cannabicas que nos ajuda na missão da #ApologiaAoCuidado.

 

Nasceu de uma parceria maravilhosa entre nós, as meninas do @girlsngreen710 e a galerinha da @apppcompany. Semanalmente, trouxe  diferentes dicas de Redução de Danos sobre  o consumo de maconha em ilustrações lindinhas <3 

Mulheres Cannábicas do Brasil – 2020 – site por emily bandeira