Buscar
  • Mulheres Cannábicas

Cabelo, autocuidado e resistência com Kami

Nos conte um pouco sobre como você enxerga a relação entre cabelo e cuidado, em especial para as mulheres negras

ilustração por @brvta

"O cabelo é uma ferramenta muito importante para o cuidado da mulher negra. De todos os elementos da estética que foram negligenciados ao longo da história - ditos como feio, sujos e inadequados - o cabelo, principalmente para mulheres e homens negros, se destaca como um dos maiores símbolos de resistência quando as pessoas negras se empoderam e se encontraram na possibilidade de poder ser quem elas são.


Quando falamos de cuidado para pessoas negras, em especial para mulheres negras, a gente também fala de empoderamento, auto-aceitação, auto-amor e, consequentemente, de autocuidado. Quando aceitamos e amamos o cabelo que temos, criamos uma revolução interna. Deixamos de aceitar um processo de embranquecimento social que até hoje nos dita e diz como nós deveríamos ser. Quando conseguimos nos libertar disso, muita coisa muda.


O autocuidado e o cuidado com o cabelo estão ligados também ao processo de retornar às nossas origens: tanto no momento de usar uma receita compartilhada por nossa avó, como no processo de cuidar dos cabelos com óleos e produtos naturais, ou até mesmo com produtos industriais. É um momento que tiramos para nos conectarmos com a nossa origem. Um momento em que pegamos nesse cabelo, que cuidamos desse externo para que o interno fique tranquilo e que nos permite relembrar quem somos."


a ilustração foi feita pela @brvta


E você pode encontrar a kami no instagram em @efeitokami

0 visualização

Mulheres Cannábicas do Brasil – 2020 – site por emily bandeira